Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Freepik
Freepik

As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) estão com inscrições abertas para o Vestibulinho do segundo semestre.

Para se inscrever é preciso acessar o novo site do processo seletivo até o dia 10 de junho, preencher a ficha de inscrição e responder ao questionário socioeconômico. Também é necessário pagar uma taxa de participação de R$ 30 até 11 de junho.

A efetivação da inscrição ocorrerá somente após a confirmação do pagamento do boleto. A prova será aplicada no dia 6 de julho, às 13h30.

As informações indicadas na inscrição são de responsabilidade do candidato ou de seu representante legal, quando menor de 16 anos. Na Portaria do processo seletivo e no Manual do Candidato estão disponíveis o detalhamento da documentação necessária, bem como todas as orientações.

Caso o candidato necessite, as Etecs oferecem internet e computadores. É necessário consultar a unidade desejada quanto aos horários de atendimento.

Leia também: Enem 2025: MEC divulga resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição nesta segunda (12)

O Centro Paula Souza (CPS) oferece 36.346 vagas em cursos técnicos, especializações técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo, para as unidades de todo o estado de São Paulo. As opções de estudo estão distribuídas nas modalidades presencial, semipresencial e online.

As vagas são destinadas às escolas técnicas e às classes descentralizadas – unidades que oferecem um ou mais cursos técnicos sob a administração de uma Etec, por meio de parcerias com prefeituras do interior e da capital (aulas nos CEUs), além da Secretaria Estadual da Educação (oferta do Ensino Técnico em salas de escolas estaduais).

Ensino técnico

O ensino técnico pode ser cursado nas modalidades presencial, semipresencial e online – modalidade de Ensino a Distância (EaD). Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter concluído ou estar cursando a partir da segunda série do Ensino Médio ou equivalente, apresentando no ato da matrícula o certificado de conclusão ou a declaração de que está matriculado.

Especialização técnica

Para especializações técnicas, há vagas no formato presencial e na modalidade online. Para concorrer a uma, além de ter concluído o Ensino Médio, o candidato precisa ter cursado integralmente o Ensino Técnico associado ao curso de especialização.

Vagas remanescentes

Em relação às vagas remanescentes de segundo módulo, a oferta ocorre de acordo com a disponibilidade em cada unidade. Neste processo seletivo estão contemplados os cursos técnicos de Automação Industrial, Edificações, Finanças, Informática, Manutenção e Suporte em Informática (presencial e 20% Online), Marketing (presencial e 20% online), Mecatrônica, Técnico em Edificações (20% online) e Transações Imobiliárias (presencial e EAD).

Para disputar uma das vagas, é necessário estar cursando a terceira série do Ensino Médio, ou ter concluído esse ciclo, além de comprovar experiência profissional na área do curso, por meio de avaliação e certificação de competências referentes ao primeiro módulo.

Leia também: Mais de cinco milhões de brasileiros podem ter título de eleitor cancelado na próxima semana; saiba mais

Inclusão social

O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a quem tenha estudado integralmente na rede pública, da quinta à oitava série ou do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. Quem estiver nas duas situações recebe 13%.

O candidato com deficiência que necessite de condições especiais para fazer a prova deve indicá-las na ficha de inscrição e encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, no link específico que se encontra na Área do Candidato, impreterivelmente, até o dia 10 de junho.

O candidato transgênero que desejar ser tratado pelo nome social deve informar o nome social completo no ato da inscrição, no campo específico. Caso não forneça a informação nesse momento, não será possível solicitar a inclusão posteriormente. Também é preciso enviar via upload, imagem do RG (frente e verso) e uma foto 3×4 recente.

O candidato deve verificar na portaria se tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não será realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam integralmente às condições estabelecidas.

Confira o calendário completo do 2º semestre do Vestibulinho:

12 a 15 de maio: solicitação de redução da taxa de inscrição;

12 de maio até 10 de junho: inscrições para o Vestibulinho das Etecs;

26 de junho: divulgação dos locais de prova;

6 de julho, às 13h30: realização da prova;

7 de julho, a partir das 15h: divulgação dos gabaritos oficiais;

10 de julho, a partir das 16h: divulgação da classificação geral.

OSZAR »