Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ 'X': @futnostalgico
Reprodução/ 'X': @futnostalgico

Há exatos 20 anos, no dia 14 de maio de 2005, o jovem argentino Lionel Messi, ainda em início de carreira, celebrava um marco importante: a conquista de seu primeiro título como profissional pelo Barcelona.

Na ocasião, Messi tinha apenas 17 anos e, mesmo sem estar presente na partida do título, fez parte do elenco campeão. Naquele ano, o argentino participou de sete jogos. O mais emblemático foi contra o Albacete, pela 34ª rodada, quando marcou seu primeiro gol pela equipe principal do Barcelona.

Leia mais: Atacante do Nottingham Forest é colocado em coma induzido após se chocar com a trave

O elenco, comandado pelo técnico Frank Rijkaard, quebrou um jejum de seis temporadas sem títulos nacionais e deu início a um dos ciclos mais vitoriosos da história do clube catalão.

A campanha na La Liga terminou com 84 pontos conquistados: 25 vitórias, 9 empates e 4 derrotas. O elenco contava com estrelas como Ronaldinho Gaúcho, o meia brasileiro naturalizado português Deco e o atacante camaronês Samuel Eto’o — que também seriam peças-chave na conquista da Champions League na temporada seguinte.

Antes de se tornar o maior símbolo do Barcelona, Messi formou uma dupla de sucesso com Ronaldinho, considerado seu mentor no clube. Juntos, conquistaram outro título da La Liga e duas Supercopas da Espanha.

Leia mais: Papa Leão XIV recebe tenista Jannik Sinner no Vaticano

Após 17 temporadas no Barcelona, Messi consolidou-se como um dos maiores ídolos da história do clube. Até hoje, ele é o jogador com mais partidas pela equipe778 no total — e detém o recorde de gols por um único clube: 672. O argentino permaneceu no Barça por quase toda a carreira e anunciou sua saída em 2021, rumo ao Paris Saint-Germain.

OSZAR »