O estado de Santa Catarina registrou, nesta terça-feira (24), a madrugada mais fria do ano. Diversas cidades catarinenses tiveram temperaturas abaixo de zero, marcando um frio extremo, segundo a MetSul Meteorologia.
A menor temperatura foi observada na estação meteorológica da Epagri/Ciram, no município de Urupema, onde os termômetros indicaram -8,2 °C. A sensação térmica chegou a -29 °C, devido aos ventos de até 45 km/h.
Leia mais: Itamaraty lamenta morte de brasileira que caiu em vulcão na Indonésia
Outras estações meteorológicas e cidades da Serra Catarinense também registraram temperaturas negativas, como Urubici, com mínima de -6,9 °C; São Joaquim, com -6,3 °C; Painel e Água Doce, com -5,0 °C; Caçador, com -4,0 °C; além de muitas outras localidades com marcas abaixo de zero.
A intensa massa de ar frio de origem polar que atingiu o Sul do Brasil na segunda-feira (23) deve permanecer até quarta-feira (25), segundo a Epagri/Ciram.

Leia mais: Após fortes chuvas, 25 municípios do Rio Grande do Sul encontram-se em estado de emergência
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina alerta para o risco elevado de ocorrências associadas ao desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias, hipotermia e congelamento de pistas nas áreas mais suscetíveis.
O órgão informa ainda que, durante esse período, as temperaturas permanecerão muito baixas, com condição para formação de geada em todas as regiões do estado, especialmente entre a noite e a madrugada.
Onda de frio no Brasil teve temperaturas muito baixas (para os padrões locais), e em Urupema SC ocorreu a formação de sincelo. pic.twitter.com/HEpU5Av09f
— Popular News (@PopularNewsBR) June 24, 2025
REDES SOCIAIS