Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução / Facebook Vladimir Putin
Reprodução / Facebook Vladimir Putin

Vladimir Putin não virá ao Brasil para a cúpula do Brics, que acontecerá na próxima semana, no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito pelo Kremlin nesta quarta-feira (25).

Segundo Yuri Ushakov, assessor de política externa do governo russo, a decisão está ligada à falta de uma posição clara do Brasil sobre o mandado de prisão contra Putin emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).

Leia também: Pedágios ficarão mais caros nas rodovias de São Paulo a partir de julho; confira os valores

Cidadãos que desejam visto de estudante deverão deixar perfis de redes sociais abertos, diz Embaixada dos EUA

O presidente da Rússia foi condenado em 2023 por crimes de guerra. Em teoria, países signatários do tribunal, como o Brasil, devem cumprir os mandados de prisão. Porém, na prática, a execução depende de decisões políticas.

"Nesse contexto, o governo brasileiro não conseguiu se posicionar de forma clara, que permitisse a participação do nosso presidente na reunião", disse Ushakov.

A Rússia não é signatária do TPI e, por isso, considera o mandado de prisão nulo. No ano passado, Putin foi recebido na Mongólia, que é membro do TPI, mas garantiu ao líder russo que não o prenderia.

O assessor do Kremlin disse que o Brasil ainda não deixou claro se faria o mesmo.

Por isso, Putin participará da cúpula por videoconferência, ainda de acordo com Moscou. Presencialmente, a Rússia será representada pelo chanceler russo, Sergei Lavrov.

OSZAR »