Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Freepik
Freepik

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), anunciou nesta sexta-feira (9) as datas para as inscrições e a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2025.

Nesta edição, os candidatos terão de 26 de maio a 6 de junho para se inscreverem. Já as provas objetivas e de redação serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro.

Outros detalhes, como o valor da taxa de inscrição e as formas de pagamento, deverão ser publicados em breve no edital que regulamentará a seleção.

Leia também: Provão Paulista: aprovados na 3ª chamada têm até esta sexta (9) para realizar matrícula

O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do exame chegou ao fim no dia 2 de maio. O período para interposição de recursos, para quem tiver o pedido negado, será de 12 a 16 de maio. A aprovação da isenção, no entanto, não garante a participação no exame.

Em 9 de novembro, ocorre a aplicação do bloco de linguagens e ciências humanas, além da redação. No total, são 40 questões de língua portuguesa e cinco de inglês ou espanhol, além de 45 questões de ciências humanas. Em 16 de novembro, a prova trará 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). 

Instituições de ensino públicas e privadas o utilizam para selecionar alunos. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Leia também: STF julga Zambelli nesta sexta (9) por invasão ao sistema do CNJ e falsidade ideológica

OSZAR »