Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Ricardo Stuckert
Foto: Ricardo Stuckert

O corpo de José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, será cremado na tarde desta sexta-feira (16), segundo a imprensa uruguaia.

As cinzas serão sepultadas na chácara onde morava, nos arredores de Montevidéu, em uma cerimônia privada destinada apenas aos amigos e familiares.

O funeral, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), terminou no fim da tarde de quinta-feira (15). O corpo foi velado por mais de 24 horas no Palácio Legislativo.

No fim da cerimônia, o caixão foi levado até as escadarias do prédio e aplaudido pela multidão. As bandeiras foram dobradas e entregues à viúva, Lucía Topolansky.

Leia também: Portabilidade do consignado CLT entra em vigor nesta sexta-feira (16)

Mujica, que lutava contra um câncer no esôfago desde 2024, completaria 90 anos no dia 20 de maio, no entanto, faleceu em 13 de maio, logo após a esposa revelar que ele se encontrava em estado terminal e recebendo cuidados paliativos.

Quem ele é?

José “Pepe” Mujica é uma das principais figuras da política uruguaia, tendo alcançado destaque internacional por seu estilo descontraído e pé no chão.

Foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2015, quando passou o cargo para Tabaré Vázquez, seu correligionário. Desde então, foi eleito duas vezes para o Senado, mas deixou o cargo definitivamente em 2020. Na época, afirmou que a pandemia da Covid-19 influenciou diretamente a sua decisão.

Antes de ingressar na política institucional, integrou o Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros, atuando em operações de guerrilha contra a ditadura que governava o país.

Por sua atuação como guerrilheiro, Mujica foi detido diversas vezes e torturado. Ao todo, ele passou quase 15 anos da sua vida na prisão.

Leia também: Ministério da Agricultura confirma primeiro caso de gripe aviária em granja comercial do Brasil

OSZAR »