A relação entre trabalho e inteligência artificial (IA) entra em debate no Opinião desta sexta-feira (27). Sob o comando de Rita Lisauskas, o programa vai ao ar a partir das 20h30, na TV Cultura.
Desde o início do desenvolvimento da IA, em 1943, até a sua popularização nos dias atuais, as formas de produção, trabalho e vida vêm sendo reconfiguradas. Assim, ao analisar os impactos dessa ferramenta no mundo laboral, esta edição busca respostas para questionamentos como: “Quais empregos estão desaparecendo?”, “Quais profissões estão surgindo?” e “Quem ganha e quem perde com essa revolução tecnológica?”.
Leia também: Cidade de Santa Catarina registra -8,2 °C e tem o dia mais frio do ano no Brasil
A análise leva em consideração as desigualdades sociais e territoriais, bem como os papéis da educação, da inovação e das políticas públicas e privadas na construção do futuro do trabalho.
Para essa discussão, o Opinião recebe Michelle Schneider, palestrante, autora do livro "O profissional do futuro" e professora da Singularity University, e Thiago de Oliveira Meireles, cientista político e pesquisador do Cetic.br. De forma remota, Lisauskas também conversa com Anne Lisboa, gerente para Rede de Líderes da Gerando Falcões.
Leia também: Fortuna do 1% mais rico acabaria com a pobreza mundial 22 vezes, aponta estudo
REDES SOCIAIS